terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia da Bandeira - Vamos Relembrar? O Pelotão apresenta as Bandeiras aos Alunos


A atual bandeira brasileira  foi implantada no dia 19 de novembro de 1889 (edição com 21 estrelas), quatro dias depois do inicio da Republica, a  bandeira foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, pelo Dr. Miguel Lemos e também pelo professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares. A atual bandeira brasileira foi inspirada na Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.No 11 de Maio de 1992 a bandeira e passou a ter 27 estrelas.
Vamos dividir a bandeira em cinco partes para comprender o Significado da Bandeira do Brasil:
1. Retângulo e losango: Conservando o desenho da bandeira do Império.
2. Esfera:  A esfera celeste azul, representando o céu.
3. Faixa: Localiza-se no centro da bandeira e nela está escrito em verde: “Ordem e Progresso”
4. Legenda:  “Ordem e Progresso”
5. 27 Estrelas: Representação de todos os estados brasileiros.

As cores da Bandeira do Brasil e seus significados:
VERDE: simboliza as matas e florestas brasileiras.
AMARELO: simboliza o ouro e as riquezas do pais.
AZUL: simboliza o céu.
BRANCO: simboliza a paz.

O lema da Bandeira do Brasil:

A inscrição “Ordem e Progresso” escrito sempre em verde, é a forma abreviada de: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” este lema positivo é atribuído ao filósofo francês Auguste Comte o criador do Positivismo, que tinha muitos seguidores no Brasil, incluindo o professor Teixeira Mendes.

As Estrelas na Bandeira do Brasil:

No começo eram 21 estrelas, na atualidade são 27 estrelas. Cada estrela de bandeira corresponde um estado brasileiro. Cada estrela está localizada em um ponto especifico na bandeira. Isto se explica pelo fato de que esta sendo reproduzido a constelação do céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889, no horário das 08:30h AM. Sendo este o lugar, data e hora da Proclamação da República no Brasil. Todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos. ( http://bandeiradobrasil.net/significado-da-bandeira-do-brasil-2/)

No dia da Bandeira (19-11-2014) o Pelotão da Bandeira apresentou as Bandeiras para os Alunos do Ensino Regular do Colégio Pedro II Campus Realengo II. Com o auxílio do diretor Venício Cunha, da Coordenação de Educação Musical Prof Ana Cristina de Paula e do Professor do Ensino Regular Renato Simões, foi possível a reunião dos alunos do Ensino Regular. O Pelotão ensaiado pela Prof. Niágara Cruz conduziu honrosamente as Bandeiras!!!  Foi uma solenidade muito bonita onde reunidos os alunos cantaram o Hino Nacional, o Hino à Bandeira e o Hino do Colégio, todos puderam relembrar cantando o significado da Bandeira, aprendendo a respeitar nosso País em postura de união. Parabéns para todos !!! 











quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A Fanfarra do Colégio Pedro II presta homenagem aos Alunos Esportistas

A Fanfarra do Colégio Pedro II , juntamente com o Pelotão da Bandeira e o Grupo Flautistas do Colégio Pedro II, no dia 31/10/2014 , apresentaram-se para os alunos do Campus Realengo II , nos turnos matutino e vespertino. Tocando o Hino Nacional e o Hino do Colégio Pedro II, a Fanfarra criou um momento musical solene , e o Pelotão emocionou aos alunos apresentando as Bandeiras,  para uma bonita homenagem aos alunos esportistas que ganharam nos torneios, onde o diretor Miguel Angelo Villardi dirigiu palavras de carinho e apoio aos nossos esportistas: Clique aqui para ver reportagem . Os alunos do Campus puderam vibrar e aplaudir nossos queridos alunos esportistas que se esforçaram para conquistar seus lugares! Parabéns à todos!



A Fanfarra do Colégio Pedro II no Evento "Canta Caymmy"

A Fanfarra do Colégio Pedro II, juntamente com o Pelotão da Bandeira e o Grupo de Flautas, apresentaram hoje 03/10/14, às 18:00h, no "Evento Canta Caymmy", que homenageou o grande músico e compositor Dorival Caymmy. Este belo evento foi organizado e apresentado pela Equipe de Educação Musical do Campus Realengo II, que juntamente com a Coordenação de Ed. Musical  prof. Ana Cristina de Paula e a direção do Campus Dir. Miguel Angelo Villardi, que, uniram todos os grupos musicais do Campus Realengo II para tão honroso evento. Agradecemos o Apoio da Prof. Ana Paula Teixeira da Cruz com o Grupo de Flautas, à toda equipe de Educação Musical, aos alunos da Fanfarra do Colégio Pedro II , à Lola Fotógrafa (pelas fotos do registro) e à toda comunidade e pais que sempre nos apoiam com sua presença e carinho. Parabéns à todos!
A Fanfarra do Colégio Pedro II entrando em forma
A plateia formada pela comunidade escolar e pela comunidade de realengo


O grupo de Flauta se concentrando com a Fanfarra

Prof. Niágara Cruz Regendo a entrada da Fanfarra do Colégio Pedro II 

A Fanfarra do Colégio Pedro II entrando no auditório da Escola de Música

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy

A Fanfarra do Colégio Pedro II e o Grupo de Flautas tocando no evento Canta Caymmy, Prof. Niágara Cruz e Ana Paula Cruz

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy

O Grupo de Flautas e a Prof. Ana Paula Cruz, junto com a Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy 

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy, regência Prof Niágara Cruz

A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy, regência Prof Niágara Cruz


A Fanfarra do Colégio Pedro II tocando no evento Canta Caymmy, regência Prof Niágara Cruz

A Fanfarra do Colégio Pedro II recebe os aplausos da plateia 

A Fanfarra do Colégio Pedro II recebe os aplausos da plateia

Saída da Fanfarra o Colégio Pedro II e do Grupo de Flautas

Saída da Fanfarra do Colégio Pedro II

Saída da Fanfarra do Colégio Pedro II

Saída da Fanfarra do Colégio Pedro II

Finalização do Toque da Fanfarra do Colégio Pedro II, regência da Prof. Niágara e do Grupo de Flautas da Prof. Ana Paula Cruz

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Desfile Cívico no Dia da Independência do Brasil em Paty do Alferes -2014

DESFILE EM PATY DO ALFERES
Ademir de Ornellas Cypriano

Portal da Cidade de Paty do Alferes
        Se veste de patriotismo
na tradicional festa da independência, onde Fanfarras de inúmeras
cidades vizinhas participaram da linda festa.
        Representando o Rio de Janeiro,
o Colégio Pedro II Campus Realengo II
deu um colorido a mais com seus alunos.
Entusiasmado nesta manhã de gala ...                                                                 

A educação exercitou bem a cidadania
promovendo os valores Cívico e Ético, e,
compartilhando com garbo e orgulho do desfile
De 7 de setembro em Paty do Alferes...
Em um raro momento de felicidade e alegria.


Professora Niágara Cruz, Alunos da Fanfarra do Colégio Pedro II, do Flautistas do Colégio Pedro II e do NEPAG.

No domingo, 07/09/2014, a Fanfarra do Colégio Pedro II, participou da Comemoração ao Dia da Independência do Brasil, no lindo Desfile Cívico promovido pela Prefeitura de Paty do Alferes.  Clique aqui para ver o vídeo.


A Fanfarra do Colégio Pedro II entrando na Concentração p/ Desfíle cívico da Independência.


A Fanfarra estreou a execução do Hino Colégio Pedro II – música de Francisco Braga e letra de Hamilton Elia e “O Vapor de Cachoeira” em homenagem ao Centenário de Nascimento de Dorival Caymmi. A Fanfarra emocionou em sua apresentação e ganhou estes dois poemas do poeta e pai : Ademir de Ornellas Cypriano.Os alunos tiveram a oportunidade de estar próximos a outras Fanfarras, e, de ter contato com a plateia local os moradores, as autoridades locais e representantes do Colégio Pedro II.


A Fanfarra do Colégio Pedro II entrando na Concentração p/ Desfíle cívico da Independência.

Prof.ª Ana Paula T Cruz (Flautistas do Cp2), Prof.ª Niágara Cruz (Fanfarra do Cp2) e a Fanfarra.

Esta Solenidade Cívica reuniu várias Escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro na centro da cidade de Paty do Alferes (RJ) . Os alunos do Campus Realengo, integrantes da Fanfarra do Colégio Pedro II (Grupo da prof.ª Niágara da Cruz Vieira), com a participação especial dos Flautistas do Colégio Pedro II ( Grupo da Prof.ª Ana Paula T. Cruz) e do NEPAG (grupo do Prof. Yan Navarros), sentiram-se mui honrados em participar de tão bonito evento. Paty do Alferes além de comemorar a Independência Brasileira também festejavam a 2ª colocação no IDEB!

Prof.ª Niágara Cruz e alunos do Nepag (Prof. Yan Navarros)

 Esta honrada homenagem foi possível pela união da Prefeitura de Paty do Alferes, da Secretaria de Cultura e do Colégio Pedro II. A Fanfarra foi anunciada e executou suas peças musicais. O prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmor, estava presente junto com o Secretário de Cultura Marcelo Mourão, o Diretor de Articulação Externa  Antônio Palmeira e o Diretor Adjunto do Colégio Pedro II Campus Realengo II Venício Cunha. A  Secretária de Educação Aline Elmor cumprimentou a Prof.ª Niágara da Cruz Vieira e a Fanfarra do Colégio Pedro II:
Dir. Rel. Externas C. Pedro II : Antônio Palmeiras; Mães, Prof.ª Niágara Cruz, Pai e Poeta, Prof.ª Ana Paula T.Cruz e Mães
Após a apresentação os alunos e os pais conheceram a igreja onde foi batizado o eminente ex-aluno do Colégio Pedro II Joaquim Osório Duque Estrada (autor da letra do Hino Nacional). O Diretor de Relações Externas Antônio Palmeira aproveitou para ressaltar a importância histórica da reforma de tão nobre igreja.


A Fanfarra do Colégio Pedro II agradece muito, por participar deste honrado evento, que foi possível pela união, pelo empenho e pelo apoio :

Colégio Pedro II 
Reitor: Oscar Halac
Pró Reitora de Ensino:Eliana Myra de Moraes Soares
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura: Marcia Martins de Oliveira
Chefe do Dep. Ed. Mus: Roberto Stepheson A. Machado
Adj. Chefe do Dep. Mus. Ricardo Szpilman
Diretor do Campus Realengo II: Miguel Angelo Villardi
Diretores adj.: Venício da Cunha Fernandes, Renata Laranjeira Dargains e Marcus Venícius Pinheiro Costa.
Professora responsável pelo Projeto Fanfarra do Colégio Pedro II, arranjadora e regente : Niágara da Cruz Vieira
Professora Ana Paula Teixeira da Cruz e seu grupo de alunos "Flautistas do Colégio Pedro II".
Professor Yan Navarros e seu grupo de alunos do NEPAG.
à Aluna Monitora Beatriz Santos da Cruz
ao Diretor de Relações Externas do Colégio Pedro II: Antônio Palmeira.
à Prefeitura de Paty do Alferes e sua comunidade que nos convidou e nos recebeu com tanto carinho.
Ao Prefeito de Paty do Alferes: Rachid Elmor
à Secretaria de Educação de Paty do Alferes.
À Secretária de Educação : Aline Elmor
Ao Secretário de Cultura: Marcelo Mourão              
Aos  Pais e familiares dos alunos da Fanfarra do Colégio Pedro II, que nos incentivam.
Aos alunos da Fanfarra do Colégio Pedro II, que sempre dispostos honram o Colégio e nossa memória Cívica Brasileira!


Num Domingo

Ademir de Ornellas Cypriano
Divino e belo
O Deus Sol aqueceu
nossos corações,
engalanando com
a presença brilhante
das Fanfarras, que
com seus instrumentos
variados: Flautas, Triângulos
Pratos, Liras, Caixas de guerra,
Bumbo e Tambores.


No Desfile de Bandeiras
um show marcante, mereceu
aplausos da plateia
deixando nossos corações
em êxtase...
E a certeza do dever comprido.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sancionada a Lei 12.981 : Hino à Negritude

Informativo sobre Hino à Negritude 
 Sancionada a Lei 12.981, no D.O. - 29/05/2014, pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o projeto de lei que formalizou o reconhecimento do Hino à Negritude, a canção será entoada em todo e qualquer tipo de evento em que a raça negra seja seu foco principal. 
Criado pelo poeta e professor Eduardo Ferreira de Oliveira ,militante histórico do movimento negro no Brasil e primeiro vereador negro de São Paulo,o Hino à Negritude foi oficializado em todo o território nacional graças ao projeto de lei enviado pelo deputado federal Vicentinho, integrante do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, que relata que a consagração deste hino tem como objetivo maior reforçar a figura do negro enquanto contribuinte na formação da sociedade brasileira, mas a institucionalização do Hino à Negritude foi conquistada depois de um longo trajeto: foram cinco projetos de lei e 48 anos de espera. 
O processo de composição do hino percorreu uma longa trajetória, que teve seu início na década de 1940. Inicialmente, o professor Eduardo registrou a peça musical como “Hino 13 de maio”, fazendo uma clara referência à mesma data em que a princesa Isabel promoveu o fim da escravidão no Brasil. Contudo, ao longo de vários debates historiográficos, a canção mudou de nome mediante os vários dilemas ainda enfrentados pelos negros após a abolição. Morto em 2012, aos 86 anos, o autor Eduardo de Oliveira não viveu para ver sua obra ganhar as páginas do Diário Oficial.
Além de seu valor simbólico e político, o Hino à Negritude consolida mais uma ação de luta contra a questão do preconceito racial. Sob o aspecto pedagógico, a divulgação do hino promove um resgate poético de toda a contribuição que os negros tiveram no desenvolver da nação brasileira. 
I
Sob o céu cor de anil das Américas
Hoje se ergue um soberbo perfil
É uma imagem de luz
Que em verdade traduz
A história do negro no Brasil
Este povo em passadas intrépidas
Entre os povos valentes se impôs
Com a fúria dos leões
Rebentando grilhões
Aos tiranos se contrapôs
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez
(bis)
II
Levantado no topo dos séculos
Mil batalhas viris sustentou
Este povo imortal
Que não encontra rival
Na trilha que o amor lh destinou
Belo e forte na tez cor de ébano
Só lutando se sente feliz
Brasileiro de escol
Luta de sol a solenidadesPara o bem de nosso país
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez
(bis)
III
Dos Palmares os feitos históricos
São exemplos da eterna lição
Que no solo Tupi
Nos legara Zumbi
Sonhando com a libertação
Sendo filho também da Mãe-África
Arunda dos deuses da paz
No Brasil, este Axé
Que nos mantém de pé
Vem da força dos Orixás
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez
(bis)
IV
Que saibamos guardar estes símbolos
De um passado de heroico labor
todos numa só voz
Bradam nossos avós
Viver é lutar com destemor
Para frente marchemos impávidos
Que a vitória nos há de sorrir
Cidadãs, cidadãos
Somos todos irmãos
Conquistando o melhor por vir
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São Galardões aos negros de altivez.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Fanfarra do Colégio Pedro II no Jubileu de Ouro da Escola Municipal Pestalozzi- Santa Cruz-RJ

    A Fanfarra do Colégio Pedro II participou no Jubileu de Ouro da Escola Municipal Pestalozzi, em Santa Cruz-RJ, no dia 19-05-2014. A Homenagem foi dedicada à Pestalozzi.
 Clique aqui para ver o vídeo
Johann Heirich Pestalozzi, em 1798,
 reuniu muitas crianças que andavam às margens
 do Lago de Lucena em um convento abandonado
 onde educava-os. Ele concentra suas ideias sobre
 educação em um livro intitulado  Wie Gertrude Ihre Kinder Lehrt
 ( Como Gertrudes ensina suas crianças).
Continuou a partir daí pintando, escrevendo e ensinando. A Gravura ao
lado Pestalozzi com órfãos em Stans- Suíça.





 O Jubileu de Ouro da Escola Municipal Pestalozzi proporcionou um evento que envolveu professores, alunos, funcionários e pais de Santa Cruz.  A Fanfarra do Colégio Pedro II, O Pelotão do Colégio Pedro II Campus Realengo II e o Grupo Flautistas do Colégio Pedro II realizaram a abertura da semana comemorativa, onde haverão muitos eventos culturais promovidos pela Escola Pestalozzi.


Os alunos do Colégio Pedro II chegando à Escola Pestalozzi


     






A Fanfarra, o grupo de Flautas e o Pelotão se organizam para a apresentação de abertura:

 


                                                  A Entrada da Fanfarra do Colégio Pedro II:



A Fanfarra do Colégio Pedro II se apresenta para os alunos da Escola Municipal Pestalozzi:

A Entrada do Pelotão do Colégio pedro II- Campus Realengo II:

A Professora Ana Paula T. da Cruz rege os alunos da Escola Pestalozzi no Hino Nacional



Os alunos ensaiaram o Hino da Escola Pestalozzi e cantaram à Capella após a execução do Hino Nacional:



Os Alunos do Colégio Pedro II ouvem o Hino da Escola Pestalozzi cantado pelos alunos e em agradecimento tocam Berimbau de Vinícius de Moraes e Baden Powell:








Os Alunos da Escola Pestalozzi demonstraram um desenho do busto do Pestalozzi

O aluno que desenhou o Busto do Pestalozzi recebe os parabéns:


A Diretora Viviane Lazarini Guimarães leu um texto sobre a vida do Pestalozzi e após,
 a Professora de artes Damiana Cruz abriu o Concurso para o Desenho da bandeira da Escola Pestalozzi, agradeceu aos alunos da Escola pelo empenho e à Fanfarra, ao Grupo de Flautas e ao Pelotão pela apresentação :

A Prof.ª e Regente da Fanfarra do Colégio Pedro II Niágara Cruz, agradece em nome do Colégio por tão bonito momento que foi construído em conjunto:

A Saída do Pelotão, do Grupo de Flautas e da Fanfarra:



Agradecemos ao apoio, esforço e carinho de todos: Professores, Coordenadores e Diretores.

                                                       Parabéns para todos!